A primeira dica refere-se ao estabelecimento de regras
e diretrizes para a equipe. As atividades determinadas precisam seguir
uma orientação mesmo que seja mínima. O que é proposto aqui não é retirar a
autonomia dos colaboradores, mas, oferecer as diretrizes para que as tarefas
sejam realizadas da forma esperada.
Outro ponto importante é designar a forma como será feita
a prestação de contas. As revisões podem acontecer semanalmente,
quinzenalmente, de acordo com a dinâmica e os prazos definidos de cada equipe.
Dessa forma, há mais controle do que está sendo realizado, as dificuldades
podem ser apresentadas e todos possuem ciência das metas e prazos a serem
cumpridos. Além disso, é essencial que a
mesma estratégia de trabalho seja estabelecida para todos. Os colaboradores
precisam estar cientes que não há distinção no tratamento de gestão.
Já abordamos anteriormente sobre a importância das videoconferências.
Elas são primordiais para a troca de informações e ideias do grupo, bem como
manter o todo alinhado. Mas, para que estas reuniões sejam realmente produtivas
é preciso atentar-se a algumas questões. Antes de uma conferência, busque estar
com todas as informações necessárias para o encontro em mãos, evitando perder
tempo buscando e-mails, arquivos etc. É indispensável que todos estejam com a
câmera ligada para que os colegas possam ver os rostinhos uns dos outros e
fortalecer os laços. Logo, ajuda na comunicação o fato de todos estarem vendo
as expressões um do outro. Acredite, isso faz diferença! Assim como é
importante que cada um fale de cada vez e que desligue o microfone quando não
estiver falando para evitar interferências.
Também é fundamental manter os laços de proximidade!
Em home office é muito comum perdermos o hábito de conversar informalidades, e
isso também é importante para manter o vínculo. Reserve alguns minutos da call
para este bate papo.
Outro ponto importante refere-se a forma como conversar
com os colaboradores remotos. É essencial verificar a forma como se dirigir
para os funcionários, assim, evita-se muitos mal entendidos, o que pode
acontecer com muita frequência quando não estamos conversando olho no olho.
Esperamos que estas dicas auxiliem no dia a dia, para
equipes mais organizadas e engajadas! 2021 está apenas começando, vamos em
frente!