GESTÃO DE EQUIPES EM HOME OFFICE


Chegamos em 2021 e o trabalho remoto segue como uma modalidade em alta. Ao longo de 2020 abordamos bastante sobre o home office, mas é sempre bom reforçar como deixar essa prática a mais próxima do que seria o trabalho presencial para todos. Neste sentido, no artigo de hoje discutiremos sobre como gerir o trabalho em casa!

A primeira dica refere-se ao estabelecimento de regras e diretrizes para a equipe. As atividades determinadas precisam seguir uma orientação mesmo que seja mínima. O que é proposto aqui não é retirar a autonomia dos colaboradores, mas, oferecer as diretrizes para que as tarefas sejam realizadas da forma esperada.

Outro ponto importante é designar a forma como será feita a prestação de contas. As revisões podem acontecer semanalmente, quinzenalmente, de acordo com a dinâmica e os prazos definidos de cada equipe. Dessa forma, há mais controle do que está sendo realizado, as dificuldades podem ser apresentadas e todos possuem ciência das metas e prazos a serem cumpridos.  Além disso, é essencial que a mesma estratégia de trabalho seja estabelecida para todos. Os colaboradores precisam estar cientes que não há distinção no tratamento de gestão.

Já abordamos anteriormente sobre a importância das videoconferências. Elas são primordiais para a troca de informações e ideias do grupo, bem como manter o todo alinhado. Mas, para que estas reuniões sejam realmente produtivas é preciso atentar-se a algumas questões. Antes de uma conferência, busque estar com todas as informações necessárias para o encontro em mãos, evitando perder tempo buscando e-mails, arquivos etc. É indispensável que todos estejam com a câmera ligada para que os colegas possam ver os rostinhos uns dos outros e fortalecer os laços. Logo, ajuda na comunicação o fato de todos estarem vendo as expressões um do outro. Acredite, isso faz diferença! Assim como é importante que cada um fale de cada vez e que desligue o microfone quando não estiver falando para evitar interferências.

Também é fundamental manter os laços de proximidade! Em home office é muito comum perdermos o hábito de conversar informalidades, e isso também é importante para manter o vínculo. Reserve alguns minutos da call para este bate papo.

Outro ponto importante refere-se a forma como conversar com os colaboradores remotos. É essencial verificar a forma como se dirigir para os funcionários, assim, evita-se muitos mal entendidos, o que pode acontecer com muita frequência quando não estamos conversando olho no olho.

Esperamos que estas dicas auxiliem no dia a dia, para equipes mais organizadas e engajadas! 2021 está apenas começando, vamos em frente!



0 comentários:

comentários