Neste momento de pandemia, estamos vivenciando um novo
formato de trabalho: o Home office. O cenário é uma oportunidade de aprendizado
para tirarmos grandes lições com a experiência do trabalho remoto. Entretanto,
é necessário tomar bastante cuidado com a comunicação que não flui naturalmente
como presencialmente.
O líder deverá combinar e decidir com o time como será a
operação remota. Também será papel dele estar aberto a ouvir as angústias e as
dificuldades da equipe com este novo formato de trabalho.
No primeiro momento, também é interessante realizar reuniões
breves no início ou final do dia para atualizar a equipe e também amenizar a
sensação de isolamento e a falta de contato com os colegas.
Em períodos de Home office, para se ter um maior controle da
produtividade, é interessante o líder estipular prazos para a equipe, sejam
eles diários ou semanais. Nesse momento de adaptação, é essencial que todos
tenham um direcionamento de como devem ser realizadas as suas atividades e os
resultados que são esperados.
Para gerar uma maior fluidez na comunicação, o ideal é
evitar chamadas telefônicas e optar, sempre que possível, por vídeo chamadas em
grupo para as reuniões. O formato de vídeo permite que todos possam conversar o
mais próximo do que seria uma conversa pessoal. Sem ver a expressão do outro, pode
haver confusão sobre a intenção de alguma fala, gerando ruídos na comunicação e
possíveis desentendimentos. Além disso, é uma das formas de manter a equipe
mais próxima e gerar trocas que podem ser valiosas no período.
É muito importante que nas reuniões haja um período onde a
equipe possa compartilhar sobre as suas dificuldades e a forma como está
encarando o período de trabalho remoto. Essa troca pode ser muito útil, pois o
compartilhamento destas informações faz com que todos pensem juntos em
estratégias e consigam chegar em uma solução de forma mais rápida e fácil, além
de que as experiências pessoais podem ajudar os que estão passando por maiores
dificuldades.
Manter um canal aberto para a comunicação é a melhor
estratégia para aliar confiança, engajamento e resultado. Quando a equipe se
sente bem acolhida e direcionada, os gargalos são menores e tudo flui de maneira
mais fácil. Lembre-se que neste período em que uma nova realidade de trabalho
foi necessária, todos enfrentam o momento de uma maneira diferente e é
essencial estar aberto a ouvir e auxiliar a todos.
Por Ingrid Matos - Analista de Recursos Humanos